CPA FAROL

A CPA – Comissão Própria de Avaliação – é um órgão instituído pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – formado por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil, responsável por implantar, organizar e articular o processo de Autoavaliação Institucional, nos termos da Lei Federal 10.861/2004. Os instrumentos de autoavaliação desenvolvidos pela CPA, periodicamente, aplicados aos alunos, docentes, funcionários e gestores, constituem importantes ferramentas e subsídios para o planejamento acadêmico, com o objetivo de melhorar, sempre, a qualidade da formação do ensino superior, da produção do conhecimento e da extensão. A análise dos dados colhidos nesses instrumentos oferece um diagnóstico da rotina universitária, dos pontos fortes e das eventuais fragilidades da instituição de tal forma que permita verificar o cumprimento da missão e das políticas institucionais, bem como os setores e áreas a merecer adequado investimento institucional,  tomada de decisões, sinalizando os aspectos que requerem aprimoramentos contínuos da qualidade acadêmica. Os resultados dos instrumentos avaliativos são divulgados na comunidade acadêmica e apresentados, obrigatoriamente, ao Ministério da Educação, por meio de relatórios anuais, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. A autoavaliação é uma atividade que abrange todas as Instituições de Ensino Superior do país, e mostra-se como um imperativo ético e participativo, pois engloba variadas dimensões definidas pelo SINAES:

• Missão e planos de desenvolvimento institucional;
  • Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;
  • Responsabilidade social da instituição;
  • Comunicação com a sociedade;
  • Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;
  • Organização e gestão;
  • Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);
  • Planejamento e avaliação (autoavaliação);
  • Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;
  • Sustentabilidade financeira.
Enfim, a CPA contribui para o desenvolvimento de processo de auto conhecimento, de autocritica, numa perspectiva construtiva, ética e dialógica.

INTEGRANTES DA CPA

O papel da CPA – Comissão Própria de Avaliação é incentivar, assessorar e registrar a ação dos Grupos de Qualidade. Devido ao processo contínuo e participativo de trabalho, busca-se garantir que os resultados das avaliações sejam interpretados e utilizados da melhor maneira possível pelos próprios avaliados. A CPA é composta por membros representantes das comunidades atuantes na FAROL, tanto internamente quanto externamente. São eles:

*Coordenador da Comissão Própria de Avaliação
Prof. Esp. Roger Giovane Rodrigues

*Representante das coordenações:
Prof. Esp. Éder Junior Matt

*Representantes docentes:
Prof. Esp. Vanderlei Casprechen;
Prof. Esp. Rogério Augusto Guimarães.

*Representante técnico-administrativo:
Marilsa Pereira de Jesus Mattia;

*Representante da Secretaria:
Raiany Naiara da Conceição Ferreira.

*Representantes dos Acadêmicos:
Lucas Aparecido Duarte Oliveira;
Matheus Ribeiro Sobreira Lima.

*Representantes da comunidade civil:
Werikys Raasch Chaves;
Solange Cribari Soares.

Lista atualizada de acordo com a Port. 008/DA/2023
RELATÓRIOS DA CPA Os relatórios da CPA podem ser encontrados aqui. (Link para a página de relatórios)