Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

FAROL - Faculdade de Rolim de Moura

PROJETOS DE EXTENSÃO DESENVOLVIDOS

Farol Integração
Departamento: Institucional (Direção Acadêmica)
Responsável: Comissão organizadora
Dentro da formação de um futuro profissional, não são todas as experiências que estão presentes na sala de aula. Pensando nisso, a FAROL promove uma semana de atividades extracurriculares na forma de palestras, cursos, mesas redondas e oficinas, dentro dos mais variados temas. Este evento sempre tem um foco acadêmico, com algumas atividades voltadas para cursos específicos, algumas de interesse interdisciplinar e outras com cunho mais diversificado. No evento ocorrem atividades culturais, espaço para discussão e troca de ideias e ações de cunho social, como a captação de alimentos para serem distribuídos em comunidades carentes em parceria a órgão de atendimento ou distribuídos em eventos como o FAROL Social.

Farol Social
Departamento: Institucional (Direção Geral)
Responsável: Prof. Maria de Lourdes de Castro Bettiol
O Projeto FAROL SOCIAL tem como objetivo promover a responsabilidade social da Instituição de forma personalizada e sistemática, por intermédio de prestação de serviços de diversas naturezas para a comunidade carente. Neste projeto cada curso da Farol, representados por suas respectivas coordenações, professores e acadêmicos promovem ações gratuitas de cunho social que variam desde orientações e atendimentos jurídicos, contábeis e psicológicos, atividades lúdicas como brincadeiras e apresentação de vídeos, palestras informativas e instrutivas sobre assuntos variados discutidos dentro do ensino superior levados de forma didática para a comunidade, como a própria característica de extensão. Em geral são estabelecidas parcerias, em especial com o SENAC, para que alguns serviços adicionais de importância sejam levados em conjunto, como corte de cabelos, verificação de níveis de glicose, pressão arterial, orientações odontológicas, entre outros, todas de forma gratuita. Também são entregues cestas básicas de alimentos captados em outras ações da Farol. Todas estas atividades sempre são realizadas com alegria, boa vontade e sempre acompanhados por um primoroso lanche e petiscos tanto para a comunidade quanto para os organizadores.

Farol Tech
Departamento: Sistemas de Informação
Responsável: Prof. Me. Patrícia Batista Franco
O projeto Farol Tech tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico, por meio dos conhecimentos obtidos pelos acadêmicos no curso, promovendo palestras e oficinas para a comunidade. Neste ano, alunos do ensino básico foram trazidos para as instalações da Farol para receberem palestras interativas sobre funcionamento de computadores e programas, além de uma seção onde puderam conhecer alguns computadores antigos.

Quem Canta Seus Males Espanta: Música, Saúde Mental E Cidadania
Departamento: Psicologia
Responsável: Prof. Esp. Eraldo Carlos Batista
Este projeto tem por objetivo proporcionar aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Este Centro atende pessoas com transtornos mentais severos e persistentes e tem entre suas premissas o acolhimento, a inclusão e a humanização destes pacientes de forma que estes possam recuperar sua autonomia e se reinserir nas atividades cotidianas. O projeto “Quem canta seus males espanta: Música, saúde mental e cidadania” propõe a utilização de uma oficina de atividades lúdicas e musicais como auxílio no tratamento terapêutico destes usuários. Sabe-se que a música promove estimulações, que se bem utilizadas, podem promover ao bem-estar psicológico e emocional. Assim as atividades artísticas e musicais por meio de suas influências psicológicas positivas, tornam ferramentas primordiais no avanço do tratamento sobre o comportamento do indivíduo. Assim, participar de uma oficina dessa natureza pode proporcionar ao usuário melhorias na sua criatividade, comunicação, socialização, na promoção do seu bem-estar físico e psíquico, bem como elevar sua autoestima. Através deste desenvolvimento aplicado, este projeto também coloca os acadêmicos da Farol em contato direto com esta situação de auxílio aos pacientes de forma aplicada, demonstrando que temos diversas ferramentas à mão para auxiliar a sociedade.

Expressos das Emoções
Departamento: Psicologia
Responsável: Prof. Me. Maria Letícia Marcondes Coelho de Oliveira
Este trabalho é desenvolvido através de um teatro interativo, utilizado para o treinamento da platéia em habilidades sociais, desenvolvimento da assertividade, criando uma postura equilibrada frente às adversidades da vida.

Dia Feliz
Departamento: Psicologia
Responsável: Prof. Esp. Eraldo Carlos Batista
O projeto Farol Tech tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico, por meio dos conhecimentos obtidos pelos acadêmicos no curso, promovendo palestras e oficinas para a comunidade. Neste ano, alunos do ensino básico foram trazidos para as instalações da Farol para receberem palestras interativas sobre funcionamento de computadores e programas, além de uma seção onde puderam conhecer alguns computadores antigos.

Um Olhar Para Terceira Idade
Departamento: Psicologia
Responsável: Prof. Esp. Alessandra Cardoso Siqueira
Neste projeto, os acadêmicos são levados a desenvolver atividades que promovem o bem estar físico e mental de pessoas na terceira idade. Estas pessoas com idade mais avançada possuem muitas vezes uma carência de atividades. Pensando nisso, este trabalho oferece aos acadêmicos uma oportunidade de levar para estas pessoas atividades aliadas ao conhecimento do psicólogo como danças, conversas, brincadeiras e jogos. O projeto “Um olhar para terceira idade” é de importância social e acadêmica, sendo uma oportunidade de relacionar a teoria vista em sala de aula com a prática, proporcionando aos acadêmicos atividades extracurriculares que envolvem a contribuição dos mesmos para a sociedade. Além disso é uma ocasião de enriquecimento pessoal e intelectual, pois a convivência com indivíduos da terceira idade é de grande aprendizado. Socialmente a relevância do projeto se aplica na função de contribuir para a transformação da realidade, que é uma proposta da própria Farol. Os idosos de Rolim de Moura podem assim, contar com um dia de descontração, conhecimento e interação.

Semanas Acadêmicas
Departamento: Diversas coordenações
Responsável: Coordenações e acadêmicos
As semanas acadêmicas da FAROL são momentos do calendário acadêmico disponibilizados para que os próprios alunos possam escolher, organizar e viabilizar os ciclos de palestras de seu interesse. A Farol entende que estes momentos são “dos acadêmicos para os acadêmicos”, permitindo àqueles que desejam ter em seus currículos atividades de organização de eventos acadêmicos. As direções, coordenações e professores oferecem o suporte com a experiência e estrutura que possam disponibilizar. Estes eventos já são tradicionais e inseridos no calendário acadêmico e de extensão pedagógica da instituição. Em geral são promovidos temas de relevância social e acadêmica, que são apresentados e debatidos. Contam com a participação dos acadêmicos da Farol e de outras instituições, bem como da sociedade local, estabelecendo um ambiente de integração. Além de importante atividade acadêmica complementar, fator que permite maior adesão e aproveitamento pelos acadêmicos, diz respeito à abertura dada para que estes participem da sua organização.

Extensão O. A. B.
Departamento: Direito
Responsável: Prof. Me. Vanderlei Kloos
O “CURSO DE EXTENSÃO EM PRÁTICA PENAL - PREPARATIVO PARA 2ª FASE DO EXAME DE ORDEM”, tem o escopo de propiciar ao aluno o conhecimento científico da realidade da prática forense penal, despertando nos acadêmicos as habilidades e capacidades profissionais imprescindíveis ao exercício prático de todas as carreiras jurídicas na esfera penal, estimulando a interpretação do Direito. Tem por objetivo desenvolver no acadêmico as habilidades e competências necessárias para a atuação como Operador do Direito, ou seja, capacitá-los para identificar qual a peça mais adequada para se usar, desenvolvendo argumentos jurídicos pertinentes para a solução pragmática de uma hipótese fática nas lides penais, entretanto, posicionando-se de forma crítica. Preparar o acadêmico para o exame da OAB.