Acadêmicos da FAROL visitam trecho de obra do DER na RO 257

10/11/2017

Acadêmicos do 4 período do curso de Engenharia Civil da FAROL visitaram um trecho de 12km da obra na Rodovia RO 257, sob gerenciamento (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens).

O objetivo da visita foi oportunizar aos acadêmicos a experiência prática dos conceitos adquiridos em sala de aula, inseridos em estudos de caso para melhor assimilação do conteúdo da disciplina Estradas e Rondagens, sobre a coordenação do Professor Mestre em Engenharia Civil Carlos André da Silva Morais.

Os responsáveis pela empreiteira recepcionaram a comitiva de acadêmicos e professores da FAROL, onde foi explicado detalhadamente todo o andamento da obra e, na sequência, servido um almoço aos convidados.

Durante a visita os alunos tiveram acesso ao canteiro de obras, observando toda a demanda de materiais e não de obra envolvidas em obras desta categoria. Foram expostos aos alunos os equipamentos responsáveis pela produção de concreto usinado a quente CBUQ (Usina de Asfalto) e de concreto para uso nas obras de drenagem, além da visita ao escritório de engenharia, laboratório de solos, oficinas, refeitório, área de lazer, dormitórios e produção de sinalização vertical e horizontal.

Segundo o Professor Carlos André da Silva de Morais, explica que é fundamental que os alunos vivenciem toda dinâmica envolvida nos serviços de terraplanagem em Estradas, tais como execução dos cortes, aterro, compactação dos solos, transportes de materiais, produção e execução de pavimentação asfáltica, ensaios de laboratório de solos, implantação de dispositivos de drenagem em rodovias e sinalização rodoviária.

“É de grande valia esta oportunidade única de acesso a dinâmica dos serviços em obras de Estradas, levando-os a interação teoria e prática, abrindo assim um canal produtivo fundamentado no tripé do conceito, envolvimento e sintetização por estudos de caso", analisou Morais.

O Professor responsável pela ação ainda agradeceu a Coordenação de Engenharia Civil da FAROL, que por meio da Direção disponibilizou o transporte para os acadêmicos. “Desde já agradeço à instituição que é sempre muito ativa no que se refere a dispor todos os esforços em prol dos nossos alunos”, finalizou.