Acadêmicos de Psicologia da FAROL realizam atividade em Centro de Equoterapia

12/07/2018

Acadêmicos do 5° período de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura (FAROL), como o encerramento da disciplina de psicomotricidade ministrada pela professora Mônica Andreasi Cassetari, participaram do projeto de equoterapia, no Centro de Equoterapia Equo Reviver, no centro de Rolim de Moura

Tendo como objetivo acompanharem de perto o estudo do homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, analisando as relações cognitivas, afetivas e orgânicas dos pacientes atendidos pelo Centro Equo Reviver.

De acordo com a Coordenadora de Psicologia da FAROL, professora Alessandra Siqueira, oferecer ao acadêmico o contato com a prática profissional, estimula e desenvolve competências que facilita o processo de ensino e aprendizagem. “É por meio da promoção de ações integradoras que contemplem níveis de reflexão e intervenção em processos terapêuticos que nossos acadêmicos podem analisar de perto os resultados de uma terapia que tem obtido excelentes resultados”, explicou Profª Alessandra.

A Professora responsável pela atividade, Mônica Cassetari, conta ainda que a equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como mecanismo essencial para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. “Na equoterapia, as pessoas participam de sua própria reabilitação de maneira direta. Sobre o cavalo existe um desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, do equilíbrio e da coordenação motora, essenciais para o indivíduo se manter de pé, ou andar”, enumera Cassetari.

Essa terapia também contribui para a melhora dos distúrbios da fala e comunicação, auxilia na articulação dos sons e linguagem, melhora a atenção e concentração, além de proporcionar uma harmonização por meio de um melhor conhecimento de si mesmo, melhorando a percepção da realidade externa e a maneira de se posicionar em relação ao mundo.

“Na equoterapia, o cavalo é utilizado como instrumento para o trabalho terapêutico. Essa escolha está fundamentada no fato de que o movimento tridimensional do passo do cavalo permite maior conscientização corporal às crianças com deficiências físicas e mentais”. Explica a profissional responsável da Equoterapia, a pedagoga Rosângela Sgamatt.

Entre os estímulos recebidos do cavalo pelo praticante, são proporcionados pelo movimento tridimensional do dorso, o movimento rítmico-balançante, movimento e mudança de equilíbrio constante, como também, treino às habilidades sociais devido ao contato com às características dóceis do cavalo. “Todos esses estímulos são fundamentais para a evolução psicoterápica de pacientes com dificuldade motoras e intelectuais acentuadas”, avalia Rosângela.

Ao final da tarde, os alunos voltaram à Faculdade Farol, para finalizar as atividades com a palestra das profissionais, a fisioterapeuta Renata Favaro Martins e a psicóloga Débora Matt, onde explanaram sobre o trabalho do PediaSuit, concluindo à visita institucional realizada neste mês.