FAROL - Faculdade de Rolim de Moura

O que é CPA?

08/07/2015

A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que preconiza que toda instituição de ensino superior, pública ou privada, deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da Instituição considerando, obrigatoriamente, as dez dimensões institucionais, que são:

i) missão e plano de desenvolvimento institucional;
ii) política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
iii) responsabilidade social;
iv) comunicação com a sociedade;
v) políticas de pessoal;
vi) organização e gestão da instituição;
vii) infraestrutura física;
viii) planejamento e avaliação;
ix) políticas de atendimento aos estudantes e;
x) sustentabilidade financeira.

A FAROL – Faculdade de Rolim de Moura implantou sua primeira CPA no ano de 2004, atendendo ao disposto na lei 10.861 do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Sua primeira Comissão tinha como tarefa inicial, desenvolver o projeto de autoavaliação institucional, versando sobre o processo de auto avaliação e detalhando os aspectos a serem considerados no desenvolvimento das dez dimensões previstas na Lei do SINAES.

Tendo como principais objetivos promover o desenvolvimento de uma cultura de avaliação na instituição; Implementar o processo contínuo de avaliação institucional; Planejar e redirecionar as ações da FAROL a partir da avaliação institucional; Garantir a qualidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão; Construir um planejamento institucional norteado pela gestão participativa em todas as áreas; Consolidar o compromisso social da FAROL; Consolidar o compromisso científico-cultural da FAROL.

A elaboração do projeto de avaliação compreende a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e calendário das ações avaliativas. O planejamento deve ser informado à comunidade acadêmica, e deve-se levar em conta as características da Instituição.

A comissão!