FAROL - Faculdade de Rolim de Moura

Atendendo demanda local, FAROL inicia mais uma turma de Engenharia Civil

08/02/2017

Visando atender uma demanda reprimida do mercado da Zona da Mata, a FAROL deu início no ano de 2017 a formação da 2ª turma do curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Os futuros engenheiros dessas localidades pertencem a algumas das cidades mais produtivas de todo o estado de Rondônia, gerando por consequência, um crescimento urbano e industrial, necessitando de mão de obra especializada.

O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos, além de especificar as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício, definindo o material a ser utilizado. Ainda, o Engenheiro Civil chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e dasmudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

A construção civil é tão sensível às oscilações da economia que é usada como indicador de crescimento ou retração. Há setores que são vitais e que necessitam do profissional. Um deles é a área de saneamento. Para superar a crise no abastecimento de água nas cidades, obras de grande porte, que demandam profissionais da engenharia civil, precisam ser realizadas. A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros civis. Se a construção de novos imóveis está em baixa, existe uma demanda para a manutenção de casas e edifícios com mais de cinco anos. Uma parte desses graduados ainda é absorvida pelo mercado financeiro, atuando em bancos, financeiras e administradoras de fundos.

Nas palavras de Cláudio Gomes da Silva, Coordenador do curso, “mais uma vez completamos uma turma de Engenharia Civil, que agora já se inicia com uma maior experiência de todo o corpo docente, além de também, entrarem um ambiente acadêmico onde seus veteranos farão parte do processo de adaptação dos novos matriculados, e sem dúvida, que isto é positivo para todos os envolvidos. O curso de Engenharia Civil da FAROL é sem dúvida nenhuma um dos mais bem posicionados em termos de qualidade em nossa região. Temos infraestrutura laboratorial e professores inseridos e reconhecidos pelo mercado de trabalho e conhecem todas as peculiaridades da nossa Região. Todos ofertamos nossas boas-vindas aos(as) nossos(as) futuros(as) profissionais do mercado de trabalho, que com toda certeza, estarão muito bem preparados para encarar os desafios que essa profissão exige.”, finalizou Silva.

 Fonte auxiliar: Guia do Estudante