FAROL - Faculdade de Rolim de Moura

FAROL recebe oficina de LIBRAS promovida pela APTIGILSP

22/05/2017

Faculdade de Rolim de Rolim de Moura (FAROL), na última semana (13 e 14), recebeu nas dependências da instituição a Oficina de Libras promovida pela Associação dos Profissionais Tradutores, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais e Português do Estado de Rondônia (APTIGILSP), que marcou a comemoração do aniversário da entidade. O evento da APTIGILSP foi recepcionado pela Mantenedora da FAROL, Profª. Meyre Crisitiane Peres e teve a palestra ministrada pelo professor Surdo Daniel Gomes, de Rio Branco/ AC.

A Oficina teve como objetivo qualificar profissionais de todos os segmentos à estarem aptos a comunicarem-se em LIBRAS, uma competência técnica que tem sido altamente valorizada graças à legislação que passou a ser mais exigente com relação aos direitos dos PNE’s e também pelo aumento considerável da inserção da população de surdos no mercado de trabalho.

A Profª Meyre Crisitiane Peres, Mantenedora da FAROL, elogiou a iniciativa da APTIGILSP na promoção da LIBRAS e os benefícios que a Associação tem proporcionado para a comunidade.

“A FAROL tem como uma das políticas mais valorizadas a inserção e a acessibilidade. Por isso é natural que parcerias como a que fizemos com a APTIGILSP estão totalmente de acordo com o papel fundamental que temos desenvolvido ao longos dos anos”, ponderou.

A ENTIDADE - Associação dos Profissionais Tradutores, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais e Português do Estado de Rondônia é uma entidade civil, profissional, autônoma, sem fins lucrativos ou econômicos, qualificável como de interesse público, de direito privado, uma organização sem fins lucrativos que milita em prol da acessibilidade linguística da pessoa surda, da pessoa surdocega e da pessoa com deficiência auditiva e ainda promover, intensificar e consolidar ações em prol da categoria de tradutores, intérpretes e guia-intérpretes de língua de sinais (TILS).

A diretoria da APTIGILSP, representada pelo Prof. Marcelo Ranzula, agradeceu a Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS).  “Ainda agradecemos a parceria da FAROL na comemoração dessa data tão especial pra nós, onde comemoramos um ano de existência e ainda onde pudemos oferecer mais uma formação na área de LIBRAS para todo nosso estado” finalizou Ranzula.