Psicologia da FAROL acompanha debate promovido pela UNIR

21/08/2018

O Grupo de Pesquisa em História Oral e Espacialidades Amazônicas (GPGOEA), vinculado ao Departamento de História do Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizou no dia 17 de agosto, no auditório da Biblioteca Fernando Pessoa, a Mesa-Redonda: Pomerânia no Brasil: história, geografia e língua.

O evento, que foi aberto ao público em geral, e contou com o debate com a participação do professor doutor Wolf-Dietrich Sahr (Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná - UFPR), e do professor doutor Goez Kaufmann (Universidade de Freiburg, Alemanha). Tendo sido mediado pelo professor doutor Zairo Carlos da Silva Pinheiro (UNIR, Campus de Rolim de Moura).

Os Acadêmicos do Segundo Período de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura acompanharam o evento e elogiaram a iniciativa. “Os acadêmicos puderam acompanhar de perto um debate antropológico de altíssimo nível, com visões multifacetadas e que agregam demais ao tema e ao método científico. Agradecemos ao convite da UNIR”, aponta Dayla Rocha, professora da FAROL responsável pela turma.

O evento faz parte das atividades de extensão do GEPHOEA. “Sabe-se que o estado de Rondônia é composto de diversos grupos que se autodenominam quilombolas, indígenas e, no caso de Rolim de Moura e arredores, como Espigão do Oeste, a comunidade organizada de pomeranos é marcante. A vinda de dois pesquisadores alemães que trabalham com esse segmento pomerano para nossa região é o marco de troca de experiência e do fomento do interesse pelo estudo dessas comunidades, na comunidade interessada em geral, e especificamente nos acadêmicos de história”, explicou o professor Zairo Pinheiro.