FAROL - Faculdade de Rolim de Moura

Palestra de prevenção ao suicídio.

A palestra irá iniciar às 19h30 (horário de Rondônia) 30/09/20 20 pelo Google Meet. Link de acesso disponível com 15 minutos de antecedência.

30/09/2020

Por que é tão importante falar sobre suicídio?

A partir da década de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS), passou a considerar o suicídio como problema de saúde pública incentivando a criação de planos nacionais para sua prevenção. O termo suicídio está relacionado ao ato voluntário de terminar com a própria vida (BOTEGA, 2015). Atualmente, o quadro de emergências psiquiátricas mais comuns entre adolescentes é o comportamento suicida, podendo ocorrer como um reflexo de conflitos internos, que acompanham a reorganização psíquica do individuo. 

De acordo com o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, responsável pela elaboração do Mapa da Violência no Brasil, afirma que a violência não é um fenômeno natural, mas determinado por fatores específicos que podem ser removidos. Nesse contexto, a Campanha como o Setembro Amarelo, iniciada no Brasil em 2014, surgiu com intuito de conscientizar a população, por meio de palestras, envolvendo a sociedade em ações estratégicas sobre a valorização da vida. Como o comportamento suicida é considerado um fenômeno que ultrapassa os limites de um único campo do conhecimento, nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, a Psicóloga Clínica Fátima Eva Santos Corral, da cidade de Presidente Prudente – SP realizará uma palestra organizada pela Coordenação do Curso de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura - Farol, intitulada “Prevenção ao Suicídio: um problema de todos nós”!

A palestra irá iniciar às 19h30 (horário de Rondônia) pelo Google Meet. Link de acesso disponível com 15 minutos de antecedência.