O Curso de Pedagogia da FAROL


Pedagogo é um educador profissional capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.É importante esclarecermos que o Pedagogo é um estudioso do desenvolvimento humano e sua função é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em ambientes como empresariais, ongs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros. Os Pedagogos exercem papel fundamental na reconstrução do país num momento de mudanças e modificações no atual cenário.


PERFIL DO EGRESSO

A FAROL, ciente de suas responsabilidades no desenvolvimento da transformação da realidade regional, estadual e nacional, tem como objetivo participar do processo histórico de inserção de seus egressos no mundo do trabalho apontando para a superação de dificuldades no contexto social.

Com vistas às finalidades de formação acadêmica, a FAROL busca oferecer aos egressos condições de exercerem suas profissões de forma autônoma, criativa se reconhecendo como regente dos problemas que perpassam pela sua área de atuação e as implicações destes no seu contexto, de modo a contribuir para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a realidade educativa, tendo como ponto de partida experiências coletivas porém, considerando a individualidade. Sendo estas, vistas numa perspectiva democrática como possibilidades de articulação na solução das demandas apresentadas, sejam nas instituições educativas, como também em outros espaços coletivos não formais a partir de sólida competência técnica, científica e humanística.

Para tanto o perfil do egresso deve apresentar as seguintes características:

  •  I. Adquirir sólida formação técnico-profissional, pautada por princípios ético-políticos e técnico-científicos voltados para a complexidade das relações e das demandas humanas e sociais;
  •  II. Ter capacidade de utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e disponíveis e de produzir novos conhecimentos, deles derivados em condutas pessoais e profissionais responsáveis, justas e éticas;
  •  III. Ter disponibilidade e competência para o exercício da interdisciplinaridade e para a atuação em equipes multiprofissionais, resguardada a autonomia profissional;
  •  IV. Ser capaz de compreender a profissão como uma ferramenta de inserção e intervenção na sociedade globalizada, tendo por base a comunidade regional;
  •  V. Ser capaz de entender que a formação profissional é um processo contínuo de construção de competências que demanda aperfeiçoamento e atualização permanentes;
  •  VI. Ser capaz de auto-avaliar-se tendo em vista o aprimoramento de seu autoconhecimento e das suas relações interpessoais;
  •  VII. Ser capaz de utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos para atuar de forma crítica e criativa, com vistas à identificação e resolução de problemas.

Corpo Docente

Professores do Curso de Pedagogia
Vânia Moreira Paulo e Silva Currículo Lattes
Vanderlei Carrocia Currículo Lattes
Juliana dos Santos Figueiredo Currículo Lattes
Maria Letícia Marcondes Coelho de Oliveira Currículo Lattes
Loiva das Graças Soares Silva Currículo Lattes
Nelson Ferreira da Costa Filho Currículo Lattes

Matriz Curricular