O Curso de Psicologia da FAROL

Projeto Pedagógico
Competências Esperadas do Egresso
Ênfases do Curso
Corpo Docente
Matriz Curricular

Psicologia é a ciência que estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas idéias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

 O Curso de Psicologia da Faculdade Rolim de Moura, iniciou seu funcionamento em 2007 e foi reconhecido pela Portaria de nº 47 do MEC, de 22 de maio de 2012. Desde a sua criação têm sido oferecidas 100 (cem) vagas anuais obedecendo a uma entrada, no primeiro semestre letivo.

Em 2010 foi aprovado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da FAROL o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Psicologia, estando este adequado aos princípios e fundamentos estabelecidos pela Resolução nº 08 de maio de 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Psicologia.

O Curso de Graduação em Psicologia da FAROL é organizado em um departamento, composto por doze docentes, sendo seis especialistas, cinco mestres e um doutor.

A organização curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia fundamenta-se nas diretrizes do MEC, na legislação referente à profissão de Psicólogo e na qualificação do corpo docente atual do departamento.

A organização curricular proposta está configurada de acordo com as diretrizes curriculares do MEC para a formação em Psicologia, as quais prescrevem que os cursos devem ser compostos de Núcleo Comum (NC) e de Ênfases Curriculares (EC).

A matriz proposta para o Curso de Psicologia atende ao Parecer CNE/CES N. 329 de 2004 que estabelece a carga horária mínima de 4000 horas para a formação em Psicologia.  Atende, também, às DCCP que estabelecem o mínimo de 15% da carga horária total do Curso para o desenvolvimento de estágios básico e específico (Artigo 22 ,Parágrafo 3º, CNE/CES - Resolução N. 8/2004).

O Projeto Pedagógico do curso de Psicologia da FAROL estabelece que:

O curso tem  funcionamento noturno, sendo que os estágios acontecem nos períodos matutino e/ou vespertino;

Ao integralizar a carga horária total de 4380 horas, distribuída na matriz curricular, o aluno receberá da instituição o grau de Psicólogo

O curso deverá ser integralizado pelo aluno no prazo mínimo de 5 (cinco) anos e no prazo máximo de 7,5 (sete e meio) anos;

Competências Esperadas do Egresso

          O curso de graduação em Psicologia da FAROL (Faculdade de Rolim de Moura), a partir de uma concepção generalista de formação, atendendo ao Art. 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais, tem como meta a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional e para a pesquisa, capaz de realizar exercício de crítica, criatividade, autonomia, comunicação, iniciativa e cooperação.

          Com o objetivo de atingir a meta proposta pelo curso de Psicologia da Farol e em concordância com as DNC em seu Art. 8°, o egresso do curso de psicologia deverá apresentar uma série de competências relacionadas a desempenhos e atuações requeridas do Psicólogo garantindo um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção da qualidade de vida. São elas:

a) Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;

b) Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;

c) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;

d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa;

e) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;

f) Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;

g) Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;

h) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros;

i) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;

j) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;

k) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;

l) Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;

m) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;

n) Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;

o) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

Ênfases do Curso

          As ênfases circunscrevem um rol de atividades, as quais caracterizam as linhas de concentração do curso. Optou-se, portanto, por três (03) ênfases curriculares: processos clínicos, processos educacionais e processos organizacionais.

Corpo Docente

Professores do Curso de Psicologia  
Alessandra Cardoso Siqueira http://lattes.cnpq.br/2714855541175676
Elisangela Sobreira de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4479886082843568
Ana Lúcia de Arruda Silva http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4365747D5
Ewerton Ortiz http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710901Z6
Gilson Marcos Caliani http://lattes.cnpq.br/2052964993315893
Elizângela Codinhoto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4339146U9
José Ricardo Teles Feitosa http://lattes.cnpq.br/1153140592809013
Antônio Carlos Zandonadi http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4330745U7
Alexandre Marques Siqueira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746598H6
Maria Izabel Pereira Carneiro http://lattes.cnpq.br/1444873175905275
Maria Letícia Marcondes Coelho de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4008632149286757
Priscila Maciel Carreta http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4373571J5
Tânia Maria Paes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417317T9

MATRIZ CURRICULAR

Autor
Coordenação do Curso de Psicologia
Data de Publicação
2014
tamanho
34 KB
2013 © Faculdade FAROL
Todos os direitos reservados.

Rodovia RO-383 Km 1 - Lado Sul - Rolim de Moura-RO

Tele/Fax: (0XX69) 3449-1800 ou 3449-1801

e-mail: contato@farol.edu.br site: www.farol.edu.br